Uma porção e mais nada.

_ Moça, eu trago as batatas fritas agora ou depois do sanduíche?

_ Todo mundo come as batatas depois, né?!

_ Éh!

_ Garçonete, qual o seu nome?

_ Marta.

_ Marta, se eu gosto mais de batatas porque comer por último? Quando elas chegam já estou tão cheia do sanduíche que nem consigo apreciá-las direito. Ás vezes um belisquinho aqui, outro ali, mas nunca consigo comer tudo.

Sabe, Marta, as pessoas vivem nos ensinando que tem um ritual certo para tudo, primeiro isso, depois aquilo, e só então as outras coisas. A gente acaba se acostumando a ponto de não se perguntar se gosta daquilo daquele jeito ou não, a gente vai levando achando que um dia vamos conseguir aproveitar tudo, mas não vamos. A vida é curta e nem sabemos até quando ela realmente vai durar, será que até as batatas chegarem? Ás vezes sim, mas na maior parte dos casos não e mesmo assim nos acostumamos a ter o que gostamos só no fim, um pouquinho, um belisco porque já estamos cheios de tudo, da vida, dos problemas da loucura do dia a dia.

_ Moça, se você quer a batata antes então é só pedir elas antes.

_ Não é tão simples, Marta, tem as pessoas que sempre comem elas depois, e elas são a maioria. Elas sempre arrumam um jeito de nos convencer que o que é bom tem que ser depois, a gente tem que passar por tudo para só no final ter o que gostamos. Mas porque não podemos ter o que gostamos antes, sem estarmos cheios e cansado de tanta coisa?

O pior é que a gente sempre se acovarda, começa acreditar que o que é bom tem que vir depois mesmo. Mas a vida não segue protocolos e em alguns casos o que é bom vem antes do que esperávamos, ai a gente não sabe o que fazer e faz tudo errado. Não é por querer, Marta, é por não saber como lhe dar com aquilo. A gente fica desejando as batatas antes do sanduíche, mas se ela vem antes ficamos nessa de come ou não come. ‘E se fizer mal? E se der errado?’ e se, e se… Com tanta teoria acabamos esquecendo de aproveitar as batatas que acabam por esfriar na mesma. Sabe quantas coisas eu já deixei esfriar na mesa, Marta? Muitas e muitas. E a vida tem esse costume de só andar de ida, então não adianta requentar o que é bom depois que esfria, se você não aproveitou melhor andar logo e engolir o soluço se não a vida te atropela. Falando parece fácil, mas não é. Às vezes dói. E para falar a verdade, esses são os melhores casos, porque quando não dói adormece alguma ‘coisa’ por dentro.

Marta, tenho deixado tanta batata para depois que prefiro nem pensar, e o pior ainda é saber que muitas delas nem sabem que são minhas preferidas, que é por elas que eu ainda fecho os olhos para pensar em algo bom, que por elas eu tenho tentado acreditar nessa história da ‘coisa boa que vem depois’. Mas o que sufoca mesmo, Marta, é perceber que muitas esfriaram sem ao menos notarem que eram elas que eu queria. Esse é o preço de escolher o sanduíche antes, né? Pena que sobre isso ninguém fale.

_ Moça, eu só preciso saber se trago as batatas fritas agora ou depois.

_ Deixa pra lá Marta, perdi a fome.

One thought on “Uma porção e mais nada.

  1. Interessante o texto .. a respeito das batatas eu como todas ao mesmo tempo com o Sanduíche, hehe , mais eu entendi a mensagem que o texto quis passar e ainda creio que as melhores coisas da vida, inclusive batata frita que eu amo de coração, deve ser apreciadas aos poucos e delicadamente .. na ansiá da fome você acaba não apreciando esses momentos únicos, tudo deve ter um devido controle só assim você desvendara o segredo da frase ” Aproveitar as pequenas coisas.. ” — Não sei se o texto é obra sua mais se for meus parabéns passa uma bela mensagem.

Deixe uma Resposta

